Entries Comments



Category: SEO

Taxa de Rejeição de um site.

29 January, 2008 (12:17) | Google, SEO | By: João José

1,52% foi taxa de rejeição dos visitantes vindos do Google para um dos meus sites no dia de ontem. É caso para dizer que o Google está a ficar melhor a mostrar exactamente aquilo que os utilizadores querem ver (e os utilizadores melhores a pesquisar talvez?). É este o caminho para fugir ao excessivo peso dado aos links pelos algoritmos do Google. E tenho a certeza que é para lá que o Google caminha a passos largos.

Fui pesquisar e encontrei um bom video que explica o que é a taxa de rejeição (bounce rate) e a sua importância para analisar o sucesso dos vários canais de promoção e o sucesso relativo de cada página dos nossos sites.

Conversas de webmaster.

3 January, 2008 (17:43) | Google, SEO | By: João José

El Bosco says: (16:30:17)
http://www.google.pt/search?q=web+marketing&hl=pt-PT&start=10&sa=N

El Bosco says: (16:30:27)
sabes o que é que isso significa?

El Bosco says: (16:30:50)
ora vê se descobres :-)

Rui Augusto says: (16:30:56)
apareceres em 5?

El Bosco says: (16:31:01)
n é 5º

El Bosco says: (16:31:03)
é 15º

Rui Augusto says: (16:31:08)
aqui 5

Rui Augusto says: (16:31:17)
ah sim

Rui Augusto says: (16:31:17)
15

Rui Augusto says: (16:31:18)
sorry

El Bosco says: (16:31:20)
:)

El Bosco says: (16:31:28)
vê ser percebes o que isso quer dizer

El Bosco says: (16:31:33)
depois diz qq coisa

El Bosco says: (16:31:34)
hehe

Rui Augusto says: (16:31:55)
se percebo como

Rui Augusto says: (16:31:59)
em termos de url ?

El Bosco says: (16:32:19)
se percebes pq é que eu tenho esse ranking para essa keyword e o que isso significa para ti

El Bosco says: (16:32:30)
já tou a dar muitas pistas :)

Rui Augusto says: (16:33:04)
para mim em particular ou no geral?

El Bosco says: (16:33:26)
a ti em particular e tb no geral

El Bosco says: (16:33:26)
ehe

Rui Augusto says: (16:33:42)
a importancia do titulo do site e do url

El Bosco says: (16:33:53)
nahhh muito frio

Rui Augusto says: (16:34:06)
ter titulos diferentes nas paginas

Rui Augusto says: (16:34:12)
nao sei exactamente onde queres chegar

El Bosco says: (16:34:23)
ora vai à ao blogroll do tolnetwork

Rui Augusto says: (16:35:05)
ah

El Bosco says: (16:35:10)
:-)

El Bosco says: (16:35:29)
olha importas-te que meta esta conversa num post do webkaput?

Google mata PageRank e acaba com a concorrência.

25 October, 2007 (15:16) | Google, SEO, Sites Problema, Web Marketing | By: João José

Este update do TBPR (Toolbar PageRank), ou seja do PageRank que todos vemos não foi mais do que acabar com a concorrência da Text Link Ads, Review Me, PayPerPost, etc. Com uma diminuição do PageRank dos sites afiliados a estas redes o Google acabou por diminuir o cashflow destas empresas já que a medida principal para o preço do link ou review era….o PageRank.

O Andy Beard tem uma lista bastante completa dos principais sites afectados assim como uma discussão interessante sobre o tema. Os sites afectados ora vendem links ou reviews, ora linkam a más vizinhanças.

Pela primeira vez estou a sentir os webmasters muito zangados. Há um sentimento recorrente de que o Google lhe quer dizer como devem ganhar dinheiro, de que o Google quer mandar nos seus sites. Como já disse não concordo com esta ideia.

Temos que ser coerentes. Se usamos o nofollow (uma tag inventada pelo Google e para o Google) quando nos interessa porque é que quando mete publicidade paga já não queremos usar? É muito simples – diminui o valor dessa publicidade. Resumindo toca-nos onde dói, no dinheiro. E o tráfego do Google não o querem?

Tudo isto subverte a natureza do hipertexto? Claramente que sim. Um link não é voto nenhum, nunca foi. O link como voto é uma invenção dos motores de busca modernos. Um link é na sua origem uma citação.

A economia dos links foi criada pelos motores de busca mais notoriamente com o Google e o denominado PageRank.

Eu percebo a irritação de todos e a mim também me irrita ter que estar atento ao que linko ou deixo de linkar se é com nofollow ou não. Mas são estas as regras do jogo.

Quem não quiser jogar:

User-agent: GoogleBot
Disallow: /

A maior dor de cabeça do Google…

12 October, 2007 (20:49) | Google, SEO | By: João José

http://searchengineland.com/071007-173841.php

Algumas coisas a reter desta notícia:

  • Nem todos os sites que vendem links são banidos.
  • Se o Google o fizesse prejudicaria a sua relevância. Imaginem que eu ia ao google procurar pelo SpamSapo.pt e não o encontrava?

  • Quando não houve ban foi apenas baixado o Pagerank do site infractor
  • Porque não acabar de vez com o Pagerank visível? Será pelo receio de que essa decisão tornaria o problema dos links conhecido do grande público?

  • A detecção dos sites infractores foi em grande parte feita com recurso a editores humanos.
  • O Google já tem milhares de editores e acho que já os começa a ter em Portugal.

Eu falei em 20% de factores extra link passíveis de influenciar o posicionamento no Google. E sinceramente isto só mostra que para já, os tais 20% de factores variados de que eu falava serão na verdade 10% ou até 5%.

Parece que os dados de tráfego e navegação, citações não linkadas e citações em emails, número de subscritores de feeds, etc, etc, ainda estão muito longe de vingar sobre os links.

O Google criou esta economia de links quando começou a usar os mesmos como o mais importante factor dos seus algoritmos, e alimentou esta economia com o advento do Pagerank visível.

Não existe solução à vista para o problema dos links. Eu monitorizo resultados em que sites estão a obter rankings muito bons para palavras chave muito competitivas simplesmente com o recurso de patrocínio de temas Wordpress com o respectivo link. Por outro lado os grandes sites podem spammar à vontade pois nunca serão banidos sob pena de diminuir a relevância do Google.

Agora discordo completamente com quem tenta advogar que o Google está a ditar o que podemos ou não fazer com os nossos sites. A situação é muito simples, quem quer estar no índice do Google tem de jogar com as regras do Google. Só é pena que as regras não sejam as mesmas para todos…