Google mata PageRank e acaba com a concorrência.

Este update do TBPR (Toolbar PageRank), ou seja do PageRank que todos vemos não foi mais do que acabar com a concorrência da Text Link Ads, Review Me, PayPerPost, etc. Com uma diminuição do PageRank dos sites afiliados a estas redes o Google acabou por diminuir o cashflow destas empresas já que a medida principal para o preço do link ou review era….o PageRank.

O Andy Beard tem uma lista bastante completa dos principais sites afectados assim como uma discussão interessante sobre o tema. Os sites afectados ora vendem links ou reviews, ora linkam a más vizinhanças.

Pela primeira vez estou a sentir os webmasters muito zangados. Há um sentimento recorrente de que o Google lhe quer dizer como devem ganhar dinheiro, de que o Google quer mandar nos seus sites. Como já disse não concordo com esta ideia.

Temos que ser coerentes. Se usamos o nofollow (uma tag inventada pelo Google e para o Google) quando nos interessa porque é que quando mete publicidade paga já não queremos usar? É muito simples – diminui o valor dessa publicidade. Resumindo toca-nos onde dói, no dinheiro. E o tráfego do Google não o querem?

Tudo isto subverte a natureza do hipertexto? Claramente que sim. Um link não é voto nenhum, nunca foi. O link como voto é uma invenção dos motores de busca modernos. Um link é na sua origem uma citação.

A economia dos links foi criada pelos motores de busca mais notoriamente com o Google e o denominado PageRank.

Eu percebo a irritação de todos e a mim também me irrita ter que estar atento ao que linko ou deixo de linkar se é com nofollow ou não. Mas são estas as regras do jogo.

Quem não quiser jogar:

User-agent: GoogleBot
Disallow: /

About João José

Sou o João José tenho 27 anos (tou velho...) sou webmaster há 3 anos e a tempo inteiro aí há 1 ano. Vou tentanto escrever aqui qualquer coisa de útil e de tempos a tempos revelar umas pérolas :-)

2 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>